Nove (09) projetos de extensão da área de informática foram selecionados pelo Edital nº 005/2019 e receberá bolsa no valor de R$ 300,00 (trezentos reais) de recursos do Programa Complementar de Monitoria vinculado à Política da Assistência Estudantil. Os projetos serão executados no período de 20 de agosto a 20 de dezembro de 2019 e contará com o apoio do Centro Vocacional Tecnológico - Tecnologia da Informação (CVT-Ti) do IFBA/Campus Vitória da Conquista. Os estudantes interessados deverão ser inscrever no período de 22 a 26 de julho de 2019 em formulário eletrônico disponível na página web da Assistência Estudantil. A seguir a relação dos projetos selecionados da área de informática de acordo com a área temática e seu respectivo coordenador.

Lista de Projetos Aprovados

# Resumo e Pré-requisito dos Projetos
1 Projeto: Educação Ambiental e Consciência Ecológica: Lançamento do Game EcoDivertidos em Escolas Conquistenses
Área Temática: Área Ambiental
Coordenador: Fernando Cardeal
Resumo: Na área ambiental, é de extrema importância a existência de projetos que possam contribuir para a sustentabilidade. Desta forma, com apoio de estudantes e com ferramentas tecnológicas, se torna possível discutir pontos importantes sobre a educação ambiental. O projeto, através de oficinas, tem como intuito conscientizar estudantes das escolas da rede municipal de Vitória da Conquista sobre a educação ambiental e a consciência ecológica, estimulando, dessa forma, a afeição dos alunos a hábitos sustentáveis. Para uma melhor aprendizagem, será utilizado o jogo EcoDivertidos, que se trata de uma ferramenta interativa e divertida.
Bolsa: 1
2 Projeto: Recicla IFBA
Área Temática: Área Ambiental
Coordenador: Liojes Carneiro
Resumo: O projeto tem como objetivo montar um ponto de recebimento de equipamentos de informática em desuso para análise e reaproveitamento em primeira instância. Caso o reaproveitamento não seja possível, serão retirados dos equipamentos componentes para uso em projetos de automação/robótica/eletrônica, com posterior envio do restante do material não utilizado para empresas certificadas, para fins de descarte responsável.
Bolsa: 1
3 Projeto: Divulgação e Treinamento de Utilização dos Softwares Educacionais desenvolvidos no IFBA Campus Vitória da Conquista
Área Temática: Jogos Educacionais
Coordenador: Pablo Matos
Resumo: O objetivo deste projeto é divulgar os softwares educativos desenvolvidos pelo Grupo de Software Educacional (GSE) do IFBA campus Vitória da conquista, os quais estão disponíveis no endereço http://gse.conquista.ifba.edu.br/, e capacitar os professores dos colégios de Vitória da Conquista/BA. As etapas previstas para alcançar os objetivos consistem em treinar o bolsista nos softwares desenvolvidos pelo GSE, elaborar com o bolsista um plano de execução do projeto, reunir com professores e diretores para divulgar o projeto e realizar os treinamentos. Com a implementação do projeto, espera-se pôr em prática as ferramentas tecnológicas prontas e apoiar os professores do ensino médio com uma nova ferramenta didática.
Pré-requisito: Discentes de Sistemas de Informação.
Bolsa: 1
4 Projeto: Museu da Informática
Área Temática: Tema Livre
Coordenador: Camilo Carvalho
Resumo: Os dispositivos tecnológicos que permeiam nosso cotidiano são resultado da evolução contínua de áreas de conhecimento tais como a Informática. Conhecer esta história nos permite entender nosso presente e projetar nosso futuro. A proposta de um Museu da Informática visa oferecer a diversos públicos uma modesta imersão nesta história por meio de visitas agendadas, exibindo e demonstrando um acervo de equipamentos já existente, coletado ao longo de anos, bem como outros itens a serem incorporados por meio de doações. As ações serão complementadas com apresentações multimídia em um espaço adequado no Centro Vocacional Tecnológico em Tecnologia da Informação (CVT-TI).
Bolsa: 1
5 Projeto: Desenvolvimento do Sistema de Inscrições Online para a Semana de Informática do IFBA Campus Vitória da Conquista
Área Temática: Tema Livre
Coordenadores: Mailson Couto e Pablo Matos
Resumo: A Semana de Tecnologia da Informação do IFBA Campus Vitória da Conquista é um evento acadêmico promovido pelo curso de Bacharelado em Sistemas de Informação e em 2019 chegará à sua quinta edição. Considerando que as edições do evento estão cada vez mais dinâmicas e totalmente virtuais, justifica-se a preparação de um sistema de inscrições online para agilizar e oferecer mais comodidade para os participantes por meio de novas soluções tecnológicas. Nesse sentido, é importante o desenvolvimento de um software que auxiliará na realização do evento, ajudando também na formação complementar que torna o estudante/profissional mais capacitado a atuar no mercado de trabalho, desenvolvendo aspectos motivacionais e empreendedores nos participantes.
Pré-requisito: Discentes de Sistemas de Informação com conhecimento em desenvolvimento back-end em PHP, desejável conhecimento em algum framework em PHP e SGBD MySQL, diferencial conhecimento no framework Laravel. O bolsista selecionado ajudará no desenvolvimento de melhoria no sistema de inscrição que foi desenvolvido no ano de 2018 e está disponível em http://www.weekit.conquista.ifba.edu.br/inscricao/ e na elaboração de material gráfico com o intuito de divulgar o evento de informática para o público externo. A divulgação do evento será feita presencialmente nas IESs, e também nas redes sociais (instagram @weekit.vdc, twitter @weekitvdc e facebook /weekit.vdc) e no site do evento (http://www.weekit.conquista.ifba.edu.br). A previsão é que a V edição da Week-IT seja realizada em dezembro de 2019.
Bolsa: 1
6 Projeto: Aperfeiçoamento e Divulgação do Sistema Certificados desenvolvido no IFBA Campus Vitória da Conquista
Área Temática: Transferência Tecnológica Produtiva
Coordenadores: Alexandro Silva e Pablo Matos
Resumo: O software Certificados é uma aplicação Web open source desenvolvida com a finalidade de gerenciar a emissão e validação de certificados. O objetivo deste projeto é melhorar os recursos do sistema Certificados, implantar o sistema em outras instituições e divulgar o sistema para a comunidade externa. O sistema Certificados foi desenvolvido no Instituto Federal da Bahia (IFBA) campus Vitória da conquista no ano de 2017. Até o início de julho de 2019, o sistema já registrou 2.660 participações referente a 1.155 participantes de 26 eventos. Os resultados obtidos por meio do uso do software nos diversos eventos do IFBA Campus Vitória da Conquista se mostraram positivos em relação à gestão de certificados e o sistema é indicado para ser utilizado em eventos de outras instituições. Com a implementação do projeto, espera-se aumentar a utilização do sistema Certificados, além de levar o nome do IFBA para a comunidade externa destacando seu papel social e tecnológico. O sistema Certificados está disponível em http://certificados.ifba.edu.br/ e foi desenvolvido na linguagem de programação PHP com os frameworks Zend, Bootstrap e ORM Doctrine.
Pré-requisito: Discentes de Sistemas de Informação com conhecimento em desenvolvimento back-end em PHP, desejável conhecimento em algum framework em PHP e SGBD MySQL, e diferencial conhecimento no framework Zend.
Bolsa: 1
7 Projeto: Aperfeiçoamento e Implantação do Sistema de Gestão de Materiais Desenvolvido no IFBA Campus Vitória da Conquista
Área Temática: Transferência Tecnológica Produtiva
Coordenadores: Mark Rener e Pablo Matos
Resumo: O sistema de Gestão de Materiais (ProGest) é uma aplicação Web, para gerir o fluxo de aquisição e distribuição de materiais em instituições públicas. O objetivo deste projeto é melhorar os recursos do sistema a fim de controlar a movimentação de materiais, desde sua aquisição, passando pelo recebimento, estoque e distribuição. O ProGest foi desenvolvido no Instituto Federal da Bahia (IFBA) campus Vitória da conquista no ano de 2017. O ProGest está em funcionamento no IFBA/VCA desde março de 2017, e possui até o presente momento 254 usuários, 6.760 atendimentos de saída e distribuição de mercadorias e 365 registros de entrada de materiais em um total de 552 itens. Os resultados obtidos por meio do uso do software podem ser observados na melhoria da qualidade de atendimento (considerando tempo), redução do tem desprendido para realizar inventários, redução significativa da margem de erros quando consideramos o estoque físico e facilidade de elaboração de relatórios. Com a implementação do projeto, espera-se aumentar a utilização do sistema para outros campi do IFBA ampliando assim os benefícios obtidos.
Pré-requisito: Discentes de Sistemas de Informação com conhecimento em desenvolvimento back-end em PHP, desejável conhecimento em algum framework em PHP e SGBD MySQL, e diferencial conhecimento no framework Laravel.
Bolsa: 1
8 Projeto: Meninas Digitais do Sudoeste da Bahia
Área Temática: Transferência Tecnológica Produtiva
Coordenadoras: Crijina Flores e Amanda Passos
Resumo: O projeto tem como objetivo divulgar a área de computação para meninas e mulheres da região Sudoeste da Bahia. Com essa finalidade, o projeto oferecerá minicursos, palestras, oficinas, cases de sucesso e apresentará a realidade do mercado de trabalho na área de TI para o público feminino para que este conheça melhor a área e sinta-se motivado em seguir uma carreira em Computação.
Pré-requisito: Discentes do Curso Bacharelado em Sistemas de Informação, cursando pelo menos o 3º semestre.
Bolsa: 1
9 Projeto: Criação de um Website para divulgar Informações sobre os Danos do Amianto que foi explorado irracionalmente em Bom Jesus da Serra/BA
Área Temática: Transferência de Tecnologia Rural
Coordenadores: Orleane Brito e Pablo Matos
Resumo: Deseja-se com este projeto criar um website com informações para trazer visibilidade à comunidade do município de Bom Jesus da Serra acerca dos prejuízos à saúde e ao meio ambiente causados pelo amianto. Para alcançar este objetivo, pretende-se analisar os requisitos e informações necessárias para que o website traga visibilidade para a comunidade; em seguida, desenvolver localmente templates e alimentar informações que serão apresentadas pelo site; e por último, disponibilizar o site através de um servidor web, para livre acesso às informações sobre os prejuízos do amianto.
Bolsa: 1