Estão abertas as inscrições para seleção de voluntário para participar do Projeto de Extensão intitulado "Intervenções Educacionais e seus Desdobramentos na Esfera Social: O Ensino da Informática Básica como Instrumento de Ressocialização da Comunidade Carcerária de Vitória da Conquista/BA" na área temática Educação a ser realizado no contexto do Edital Nº 01/2019 de Fluxo Contínuo da PROEX/IFBA e com o apoio do Centro Vocacional Tecnológico - Tecnologia da Informação (CVT-TI) do IFBA Campus Vitória da Conquista, sob a supervisão do docente de Informática Pablo Freire Matos. As inscrições estão disponíveis no link http://tiny.cc/iek19y no período de 22 a 29 de julho de 2019.

O objetivo do projeto é promover a ressocialização dos indivíduos que cumprem pena no Conjunto Penal na cidade de Vitória da Conquista/BA por meio da proposição de atividades envolvendo a Informática Básica. Espera-se discutir a importância do conhecimento da Informática Básica na sociedade contemporânea, dando ênfase ao seu papel no mercado de trabalho e como esta pode possibilitar a reinserção do indivíduo apenado em sociedade, procurar possibilitar a aprendizagem de conceitos básicos de informática e o manuseio de diversas ferramentas, assim como buscar promover a compreensão e uso de recursos computacionais, como editores de texto e gráfico, planilhas eletrônicas e apresentação gráfica e sistemas.

Esta proposta de trabalho se desenvolverá por meio de aulas expositivas, práticas em laboratório de Informática e discussões sobre os tópicos de aula. As aulas serão ministradas às segundas-feiras e às sextas-feiras das 13:30 às 17:30 horas no Conjunto Penal de Vitória da Conquista. Assim, o voluntário deverá ter como pré-requisito conhecimento técnico no conteúdo de Introdução a Informática, e disponibilidade de 12 horas semanais para atuar no projeto. O projeto está previsto para ser executado no período de 05 de agosto a 20 de dezembro de 2019.